quarta-feira, agosto 02, 2006
A gravidade da guerra
* Por Fábio dos Anjos Fernandes
Antes de mais nada devo dizer que estou anestesiado com tanta violência.
Sabia que esse dia chegaria, mas não achava que seria tão rápido assim.
Digo isso, pois, com a “guerra” de Israel contra o Líbano (ou seria melhor a palavra massacre?) tem se estendido em um nível nunca antes pensado.
As TVs mostram pouco do conflito (ou menos do que deveriam como meios de difusão da verdade) enquanto civis libaneses morem aos montem sem noticias que nos impactem de forma relevante.
Não nos importamos, achamos que é só mais uma guerra e que isso não nos diz respeito.
Aceitamos que existam guerras legitimas, ataques avisados e etc...Tudo muito normal e aceitável.
Estamos por fim anestesiados e compactuando com uma guerra covarde e espúria.
Morando em Cuiabá, onde há uma grande colônia libanesa (ou como dizem “os turcos”) sinto a dor deles.Conhecemos muitos deles, moram a poucas quadras de nossas casas, fazem parte de nossa sociedade e, por fim, também são brasileiros! Nossa gente, nosso sangue, morrendo do outro lado do mundo.Que importa se eles falam enrolado ou professam uma fé diferente do nosso cristianismo?Nada disso importa. A morte de civis( de ambos os lados) é ilegítima e vergonhosa.Mesmo sabendo da tal " legitimidade" de Israel, devido aos ataques do Hezbollah( grupo terrorista) contra sua fronteira norte, a violência e o descuido com os civis são inaceitáveis.Só de imaginar alguém da sua família no meio de uma guerra, sem poder sair de lá, passando por todo tipo de privação, com risco de morte, não te comoveria, não te levaria ao desespero?Minha pergunta é: as lágrimas desse povo que molham a nossa terra não deveriam fazer florescer brio em nós brasileiros? Quantas mortes ainda são necessárias pra nos comovermos?Onde está o governo brasileiro que deveria agir em profundo desagravo em relação a esse conflito?Chega de passividade!
Se existe algum tipo de patriotismo que seja posto em prática já!
PELO FIM DOS ATAQUES AO LIBANO! DIPLOMACIA JÁ!
domingo, julho 30, 2006
Show!
Assinar:
Postagens (Atom)